domingo, 23 de agosto de 2009

BRONSON REEL CO.

A Flylite Bronson, exatamente sem as consoantes no nome (fly light) ou sem alguma marca na carretilha, é considerada uma das mais comuns "skeleton fly reel" do mundo. Entretanto é uma das mais "misteriosas" carretilhas que existem.

A Flylite apresenta um desenho de "diamante" no carretel (apesar de não ser a única), em contraste com o desenho de "petalas" das MEISSELBACH, ou de "pingos" das PFLUEGER, ou, ainda dos cortes triangulares das MONTAGUE ou OCEAN CITY




Cada carretilha Skeleton apreenta um desenho de carretel diferente, de acordo com cada fabricante. Acima vemos alguns destes modelos.

YALE Skeletons com o seu desenho "FLEUR-DE-LIS".


A Flylite foi apresentada pela primeira vez em um catálogo da Bronson, em 1933. A empresa é relativamente nova, se comparada com as demais. Surgiu em junho de 1922, através de E. J. McMahon, um ex diretor de vendas da SHAKESPEARE Company. Começou com 15 funcionários, em um antigo prédio localizado na North Matheson St. em Bronson, no estado de Michigan.

Em 1931, Bronson comprou uma outra empresa: MEISSELBACH-CATUCCI e passou a produzir carretilhas com essa denominação também.

Em 1934, adquiriu uma expressíva marca de carretilhas paraa pesca oceânica: J. A. Coxe Reel Company

Já nos anos 50, no auge, a empresa contava com 300 funcionários e uma folha de pagamento em torno de U$ 750.000,00. Durante o período da II Guerra Mundial, Bronson tinha em seu catálogo 135 tipos diferentes de carretilhas que variavam entre U$ 0,25 (25 cents!!) até U$ 750,00, a famosa J.A. Coxe Salt Water reel.


Ainda na década de 30, boa parte das carretilhas Bronson estampavam o desenho ao lado, que foi patenteado em 1933, mais precisamente.


Entretanto, por alguma razão, as carretilhas Skeletons, mesmo produzidas posteriormente, não traziam o logo e nenhuma informação sobre a empresa ou sobre carretilha em si, como capacidade de linha, tamanho ou alguma numeração que desse algum indício sobre o modelo.


O maior problema surgiu quando foi apresentada a carretilha, muito similar a Flylite, que trazia a estampa "Beacon" no costado da carretilha, e o nome "flywaite", como modelo. A carretilha Flywaite de Beacon foi apresentada pela primeira vez em 1933, no catálogo de Shapleig Hardware Co., de Toronto. Ou, seja, mesmo ano que a Flylite e com as mesmas características.

Não se sabe quem copiou quem, e como isso ocorreu.

Para os colecionadores essa discussão e busca sobre as origens dos dois modelos das carretilhas é carregada de muito mistério e especulação.

Há quem diga que foi ma jogada de marketing da Bronson, tendo em vista que as carretilhas apresentavam um valor inferior que as "flywaites", muito embora, alguns mais aficcionados, aleguem se tratar da mesma peça.

Na década de 70 a Bronson foi vendida e logo em seguida fechou.

Fico por aqui.

______________________________________

Neste domingão duas boas notícias logo cedo para os amantes dos esportes:


Brasil vence o Grand Prix de Volei feminino

VALEU GALERA!!!!
e Rubens Barrichelo, o Grand Prix de Valência na Fórmula 1!


VALEU RUBINHO!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário