quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BARNEY & BERRY - Winchester A. R. Co.

O nome Barney & Berry foi adquirido por Winchester por volta de 1922. Antes disso, Barney e Berry eram fabricantes de patins (de gelo e de rodas). Winchester adaptou o nome para usar em uma de suas linhas de carretilhas e varas e vender os produtos em lojas da própria companhia (e em outras).

Barney & Berry 1902

As carretilhas são marcadas com o nome no corpo da carretilha e, também, com a capacidade de linha estampado na parte de baixo do pé, de forma sublinhada.

Para os colecionadores, essa é uma questão que sempre gera discussão. Se as carretilhas fabricadas com a numeração de capacidade de linha sublinhadas (independente da logo marca) foram fabricadas pela WINCHESTER.


Uma informação, do autor do livro "Winchester Fishing Tackle", Phil White, diz o seguinte:

"A maioria das carretilhas fabricadas para Winchester apresentam uma fina linha sobre a capacidade de linha, enquanto as primeiras carretilhas feitas por Hendryx para a mesma empresa não apresentam essa linha".

A discussão paira sobre ser uma carretilha original ou não.

No caso das carretilhas SKELETONS, a semelhança com outras é enorme.

J. C. Higgins - Japan 1933

Aqui vemos uma J. C. Higgins, japonesa, da década de 30, muito similar com as Hendryx e Winchester de período anterior.

A Winchester - Barney & Berry e Armax (vide texto) são muito semelhantes, entre si.

As carretilhas Hendryx do mesmo período, também são muito parecidas, sugerindo que todas foram feitas pelos mesmos artesãos ou na mesma fábrica.

As alterações e modificações eram sutís. Uma ferragem levemente diferente, um parafuso, ou a manivela eram peças que diferenciavam uma das outras.

Outra diferença, era a cor que a carretilha tinha.

Algumas foram pintadas com tinta preta, enquanto que a maioria recebeu apenas uma espécie de verniz sobre o metal, afim de diminuir o efeito da corrosão e ferrugem.

O desenho do carretel era muito semelhante, outra forma de caracterizar a empresa e seus produtos.


Hendrix - 1900/1920

Hoje, é muito difícil de estabelecer um valor para essas carretilhas.

Não dá para fixar um parâmetro de preço para as carretilhas que trazem o logo Barney & Berry.

São raras, especialmente as skeletons que tiveram um curto período de fabricação. Acredito que entre U$40,00 e U$150,00 esteja dentro de um preço adequado para aqueles que pretendem adquirir uma dessas.


Amanhã tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário