sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Carlton Manufacturing Company

Dando sequência ao tema "Carretilhas Skeletons e seus fabricantes", hoje é dia de falar de uma das principais marcas americanas do final do Sec. XIX e início do Séc. XX.

CARLTON MANUFACTURING Co. foi fundada por Harvey B. Carlton em 1903. Carlton foi uma das pessoas de Rochester - NY, que entrou para o ramo da fabricação de materiais de pesca no século XIX.

Carlton trabalhou na área de ótica e máquinas fotográficas, principal atividade de Rochester, antes de abrir sua empresa. 1903. Em poucos anos ele já havia patenteado uma série de carretilhas, inclusive para a pesca com mosca.

Muitas das idéias atuais em termos de carretilhas partiram dele, pois as carretilhas tinham um projeto extremamente inovador para a época. Algumas idéias, entretanto, foram "emprestadas" de outras companhias.




A história de Harvey Carlton e sua empresa foi estuda exastivamente por Phil White, que há alguns anos publicou o livro "Carlton e Rochester Fishing Reels". Por mais de dez anos, o autor se dedicou a pesquisar sobre essa importante marca americana.
Para quem não sabe, Phil White é um expert em carretilhas Meisselbach e por um grande período o editor do The reel news, a revista (boletim) da O.R.C.A - Old Reel Collectors Association.

Para quem aprecia uma boa leitura e pretende iniciar na coleção de carretilhas, este livro é obra obrigatória.

Calrton desenvolveu algumas carretilhas bastante incomuns.

Um bom exemplo é a light weight, da foto abaixo. A light weight (as duas palavras vem estampadas no counter-balanced da manivela) é um "tesouro" para os colecionadores de carretilhas skeletons.

Não existe nenhum outro modelo feito nesse estilo, com esse desenho. Além disso ela apresenta uma "fraquesa" bem peculiar - um frágil mecanismo de "click drag" que é quase impossível de ser reparado ou consertado porque ele não é separado da carretilha.

Light Weight em condição excepcional com uma rara caixa original.
Coleção de Jim Schottenhan


Além da Light Weight, uma outra carretilha com relevância para os colecionadores é a Carlton Ideal, não menos rara, tendo em vista que também foi produzida por um curto espaço de tempo.




Entretanto, segundo Phil White, em seu livro, a Ideal é cópia da Meisselbach Expert, sobre a qual falaremos em outra oportunidade.

Outra carretilha com alto grau de importância para os colecionadores é a GEM (sidemount) de delicada construção. Carlton foi o único que produziu a mesma carretilha em dois estilos (raised pillar e sidemount).



Em 1908, Carlton reorganizou a empresa e essa passou a se chamar Rochester Reel Company, entretanto nesse mesmo ano, Carlton arquivou papéis da dissolução da sociedade.

Não se sabe ao certo o que aconteceu durante esse período, pois dois anos mais tarde, em 1910 Andrew Wollensak da Wollensak Optical Company patenteou muitas das melhorias produzidas por Carlton.

A "guerra de patentes" foi algo comum nesse período e qualquer nova idéia logo tinha que estar protegida por uma patente ou marca registrada.


Harvey B. Carlton nasceu no ano de 1860 na cidade de Scottsville, NY.


Por hora é só. O dia que eu conseguir adquirir uma dessas carretilhas para minha coleção será uma grande aquisição. Nem tanto pelo valor econômico, mas sim pelo valor histórico, tendo em vista que essas carretilhas foram fabricadas num curto espaço de apenas 5 anos. Se alguém souber de alguma que esteja a venda, agradeço a informação!

Fotos gentilmente cedidas por O.R.C.A - Old Reels Collectors Association
_________________________________________

CURSOS FLY CAST


Nesse último final de semana realizamos mais um curso básico de fly. O bacana de tudo isso é que os pescadores estão podendo ter contato com essas carretilhas e também é a oportundidade que estou tendo de poder passar um pouco mais de informações sobre isso. Também tem me ajudado a estudar mais sobre essa fascinante hobby.





Rapaziada do último curso!



Agora, no mês de setembro teremos mais alguns cursos agendados. Se tem curiosidade em participar e quer ampliar seus conhecimentos, visite o site de FLY CAST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário