sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MEISSELBACH BRO COMPANY - Parte II

Dando continuidade ao tema, vamo falar hoje de mais alguns modelos de Skeletons da Meisselbach.

No tópico passado, comentamos sobre os modelos Amateur e Expert.

Um outro modelo muito importante é o Allright.

ALLRIGHT

De acordo com as informações de Phil White e, também, com os dados fornecidos por Richard K. Lodge em seu livro Skeletons, já comentado aqui em outra ocasião, a ALLRIGHT é uma carretilha que nunca se tornou popular, porém a patente serviu de referência para que fosse copiada até os dias de hoje.



A patente foi concedida em 1896 e diferentemente das Skeletons convencionais a carretilha foi desenhada com a parte posterior totalmente fechada. 

Muitas das carretilhas atuais seguiram essa linha de desenho. O carretel mantém o desenho de pétalas, tradicional nas carretilhas Meisselbach.

Um detalhe importante, é que a carretilha não foi desenhada para a pesca com mosca, especialmente o tamanho maior, mas sim como uma carretilha para a pesca do bass na modalidade de aremesso.


A Allrigh foi desenhada em três tamanhos diferentes. A nº 110, considerada uma Trout Reel, a 120, considerada uma carretilha para Bass e a 130, desenhada para a pesca em água salgada.

Na foto, podemos ver a parte possterior da Allrigh nº120, no detalhe é possível observar a patente estampada no costado da carretilha.

A Allrigh foi a primeira carretilha desenhada com a parte posterior totalmente fechada.


A parte posterior manteve o estilo de todas as carretilhas meisselbach.

A Carretilha foi desenha com dois tipos de metais. A menor foi fabricada em níquel enquanto que as maiores foram feitas em bronze.

Isto a torna mais atrativa para os colecionadores.

As carretilhas Allright podem ser consideradas bastante raras para os fanáticos pela marca. Não só pelo valor histórico, mas pelas caracteristicas marcantes que diferenciam esta carretilha das demais.




Na imagem podemos observar uma 120 em bronze e uma 110 em níquel. A diferença de tamanho dá a exata dimensão dos padrões das carretilhas da época.


É importante observar que ainda hoje, estas dimensões ainda são preservadas.
        

FEATHERLIGHT


Uma outra linha de carretilhas da Compahia Meisselbach é a FEATHERLIGHT.

Considerada por muitos a mais clássica linha de carretilhas Skeletons, seu projeto foi copiado por mais de 100 anos.

A Featherlight foi desenhada em duas versões. A primeira versão, chamada de raised pillar e a segunda versão, onde a armação era selada ou soldada, de stamped frame.

A primeira geração foi produzida entre 1095 e 1906 enquanto que a segunda geração começou em 1904 até 1919.


Este projeto evoluiu da Allrigh, com diferença para a a parte posterior que passou a ser ventilada ou aberta (open frame).

A Featherlight da primeira geração foi desenhada em metal robusto em 3 tamanhos, com dois tipos de acabamento. São identificadas através da numeração 260, 270 e 280.

O nome aparece na parte frontal da carretilha, enquanto que na parte posterior podemos encontrar a data da patente.

Outro detalhe que chama a atenção é desenho dos pés dessa carretilha. As Featherlight da primeira geração tem um deseho exclusívo, em formato de losango na parte central e dois circulos na laterais sendo esses elementos vazados, de acordo com a imagem seguinte.

O número que identifica o tamanho da carretilha vem gravado na parte inferior.



É, sem dúvida, uma das carretilhas mais ricas em detalhes que marcou toda uma geração. É também uma das mais raras e procuradas por colecionadores de todo o mundo.

A Featherlight da segunda geração teve sua armação soldada e em relevo para dar um acabamento em três dimensões. Foram desenhadas, também, em 3 tamanhos e com dois tipos de acabamento - niquel cromado e bronze, mesmos acabamentos da primeira geração. São identificadas através da numeração 250, 260 e 290.

Muito embora a carretilha nº 260 apareça nas duas gerações,  o tamanho da segunda é identico a carretilha nº 270 da primeira geração. Segundo Phil White, em seu livro, não existe uma razão específica para essa alteração, a melhor opção seria ter cada modelo um número distinto.

Muito embora essa pequena "confusão" possa ocorrer, para efeitos de identificação do modelo, as características das carretilhas da segunda geração facilitam a diferenciação.

O nome da carretilha vem gravado na parte inferior da base, junto com o número de identificação. Não há estampa da patente e, obviamente, todo o desenho da carretilha selado e em relevo não deixam dúvidas quanto a diferença de gerações.
       
Nos dois casos, ou seja, tanto nas carretilhas da 1ª geração, como nas carretilhas da 2ª geração, a procura é muito grande. Os valores de compra podem ser altos, em leilões eletrônicos.

No caso das featherlights além do desenho de pétalas caracteristico das carretilhas de A. Meisselbach, aparece também pela primeira vez um segundo elemento, em forma triangular contornando todo o carretel. Este desenho de carretel foi copiado por diversas marcas até os dias atuais.

Nas imagens seguintes, podemos observar os dois modelos de Featherlight de gerações distintas, mostrando a grande diferença entre as gerações. O acabamento mais escuro em bronze e o mais claro em níquel cromado também distinguem os modelos. É possível encontrar qualquer um dos modelos com os dois tipos de acabamento.


Na foto da esquerda, as carretilhas vistas de frente, sem a manivela, e na foto da direita a parte do costado das carretilhas.



Se quiser ver em tamanho maior, basta clicar em cima das imagens.



A seguir vemos as carretilhas nº 250 e 290 da coleção de PHIL WHITE. Apenas para efeito de comparação de tamanho.


Nota-se, também, que a carretilha nº 290 sofreu alteração no desenho original, que além do desenho de pétalas no carretel ganha pequenos circulos vazados no lugar da figura triangular.


A diferença no desenho da manivela também demonstra períodos diferentes de fabricação.

A carretilha 290 foi desenvolvida inicialmente para ser uma carretilha de troling (corrico) e não para a pesca com mosca. Entretanto, é aceita e ainda utilizada no flyfishing.

Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário