domingo, 6 de setembro de 2009

HORROCKS-IBBOTSON Co.

Dando continuidade ao tema "Carretilhas Skeleton e seus fabricantes", hoje vamos falar de HORROCKS-IBBOTSON COMPANY.

A origem dessa empresa é, no meu entendimento, algo muito interessante e passa pelo típico "AMERICAN DREAM".


Por volta de 1863, um imigrante inglês, EDWARD HORROCKS, foi contratado para trabalhar em um armazem, como balconista. O armazem nada tinha haver com material de pesca, vendia produtos para casas e fazendas - coisas para propriedades rurais.

Pouco tempo depois, E. Horrocks, de empregado passa a empregador e cria sua primeira empresa a Clark-Horrocks & Co., em sociedade com A. Clark. Porém, esta sociedade não dura muito tempo.

A imagem ilustra as primeiras logomarcas usadas pela empresa e podem ser encontradas em alguns itens para colecionadores. São raras, especialmente a da primeira geração.


Em um armazem vizinho, havia sido contratado, um jovem, também imigrante, que trabalhava como entregador de mercadorias ou, na linguagem da época, "menino de incumbência", nome: IBBOTSON .

Em alguns anos os dois empregados foram assumindo outras funções, cada um em seu ramo, até que no final de 1880, passaram de empregados a empregadores, em sociedade. Com seu negócio prosperando, começaram a adquirir, nesse período, algumas oficianas e pequenas empresas fabricantes de produtos de pesca. Em 1905, finalmente, construiram sua fábrica em UTICA, NY.



Durante décadas, H-I, como ficou conhecida, tinha como slogan" Word's Largest Manufacturer of Fishing Tackle" (a maior fabricante de tralha de pesca do mundo) e competia com Montague, à preferência de uma grande quantidade de pescadores que procuravam tralha de pesca de qualidade e baixo custo. As Skeletons H-I estavam nessa conta. Só para se ter uma idéia de valor, Richard K. Lodge, em seu livro Skeletons, do qual já falamos alguma coisa anteriormente, apresenta a imagem do anúncio do catálogo da empresa de 1935, onde as carretilhas eram vendidas por U$0.85, U$ 1.00 e U$1.75 dólares, respectivamente aos modelos 192, (40yd), 193(60yd) e (80yd).

Fico me imaginando pagar menos de um dólar numa carretilha de fly, nos dias de hoje!


H-I continuaram a produzir varas e carretilhas (principalmente spining) até 1960, o chamado "período da fibra de vidro" (fiberglass era).

As carretilhas de fly eram oferecidas com uma manivela de plástico, ou, provavelmente, bakelite. o counter-balance era muito semelhante aos de marcas mais antigas como Winchester ou Hendryx e certamente foram produzidos e patenteados pelos mesmos fabricantes. Enquanto que as carretihas feitas por Hendryx ou Winchester traziam a numeração sublinhada, por exemplo, as carretilhas Skeletons H-I não aprsentavam marcas informações significativas, somente nas embalagens.

Segundo o autor, o único elemento que diferenciava a carretilha era a expressão MADE IN USA, colocado abaixo do pé da carretilha. Nenhuma outra informação aparecia nas carretilhas. Isso permitiu que as H-I Skeletons fossem vendidas para outras empresas, que estampavam ali, suas logomarcas.


Aqui, o modelo da H-I, 60yds, da coleção, com parafuso original substituído. Esse tipo de carretilha pode ser encontrado com bastante frequência no E-bay. Os valores são relativamente baixos. Os motivos são vários: geralmente quem vende não sabe o ano da fabricação. Algumas podem ser encontradas com peças substituídas (manivela, parafuso do carretel), que geralmente são bastante frágeis, quando originais.

É possível notar a enorme semelhança do desenho do carretel com o desenho de outras empresas. A coloração preta também era uma forma de diferenciar a carretilha das de outras empresas.

Na outra imagem, podemos observar na parte inferior do pé da carretilha a expressão "made in USA", única informação estampada no corpo da carretilha. Richard K. Lodge argumenta que o motivo era poder revender a carretilha para outras empresas, que estampavam suas marcas.



Horrocks-Ibbotson foi uma das empresas que mais investiu em publicidade. Existem inúmeros produtos e objetos que fazem parte de acervo de colecionadores: Varas, carretilhas, catálogos, iscas artificiais, caixas para moscas, posters publicitários, enfim, uma vasta lista de produtos colecionáveis.



Na imagem que segue, vemos um livro (catálogo) da empresa, de 1948, que também é objeto de coleção e na imagem seguinte, uma simpática gravura da GAROTA UTICA.

Na gravura, na parte inferior está escrito o seguinte texto: "Will you go fishing with me? Anyhow. Drop me a line and I tell you how the fishing tackle made by Horrocks-Ibbotson Co. will catch and hold the big ones. I know and I'll tell you if you writes me. Yours originally, The UTICA FISHING GIRL".


Outros símbolos foram criados por H-I, ao longo dos anos. A evolução é interessante e curisosa.
Para quem pretende começar uma coleção ou já tem algum produto da empresa, é bem provável que alguns dos logos da imagem seguinte estejam estampados.














Saindo um pouco das carretilhas Skeletons, existe uma que foi produzida por H-I que tem um grande interesse aos colecionadores: a VERNLEY.

Sobre essa, falarei mais em outra ocasião. Sem dúvida é uma das mais lindas já prduzidas pela Horrocks-Ibbotson Co. Segue uma foto.


abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário