segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MEISSELBACH & BRO COMPANY - Parte I


Dando sequência ao tema "CARRETILHAS SKELETONS E SEUS FABRICANTES", chegou a hora e a vez de abordarmos uma das mais importantes empresas e marcas para aqueles que colecionam ou pretendem começar uma coleção de carretilhas antigas.


Trata-se de MEISSELBACH e BRO Co. Este tópico será dividido em partes. A primeira parte é uma breve resenha histórica sobre a Companhia.


A segunda parte, aborda dois dos diversos modelos lançados pela empresa, durante a sua existência. A Amateur e a Expert. Os demais modelos serão comentados nos capítulos seguintes.

Para falar sobre este tema, me socorro das informações obtidas de um um dos maiores, senão o maior, especialista no assunto. PHIL WHITE, autor e escritor de duas obras específicas sobre a empresa e diversos artigos para revistas e sites especializados.


Durante décadas, Phil White se dedicou a pesquisar a história e os equipamentos de Meisselbach.



Os livros da imagem ao lado são referências para todos os colecionadores do mundo.


Excelentes obras para aqueles que desejam começar uma coleção ou conhecer com maior profundidade a história dessa Companhia, fica aqui a sugestão.


De acordo com o o autor, AUGUST FREDERICK MEISSELBACH, nasceu em Newark, NJ, em 1865. Foi o segundo filho de uma familia imigrantes alemães que foram para os EUA na década de 1850.


Assim como seu pai e seu irmão mais velho Willian, August tinha uma grande inclinação para atividades mecânicas. Começou a trabalhar como armeiro na empresa de armas de fogo que seu pai trabalhava e graças a sua habilidade para mecânica e grande interesse em caça e pesca começou a desenvolver suas próprias carretilhas de pesca, na garagem da casa de seu pai.


Ainda, segundo o autor, no outono de 1885, "Gus" entrou no escritório dos advogados Crane e Miller com alguns desenhos e amostras de suas carretilhas. Seu objetivo era conseguir a patente para aquelas peças. Em 23 fevereiro de 1886, a patente foi concedida. August tinha apenas 20 anos de idade. A carretilha recebeu o nome de "Gogebic reel".


Pouco tempo depois, alguns anuncios apareceram na America Angler e outras revistas especializadas propagando as virtudes das carretilhas.



Nesse período, August firma um contrato com A. G. Spalding e Brothers Company, uma loja de materias esportivos.


Se você associou o nome SPALDING ao baseball ou Basket, é exatamente esse. Pois bem, Meisselbach passa a vender suas carretilhas na grande loja.


Com os negócios crescendo, Willian junta-se a August e dão início a MEISSELBACH BROS FISHING REEL MFRS, mudando sua pequena oficina para um galpão atrás da casa de sua familia, onde passam a produzir outros modelos. Com a demanda aumentando, resolvem vender seus próprios produtos.


Entre 1900 e 1917, Meisselbach pode ser considerada uma das principais marcas em carretilhas dos EUA, novos produtos são incorporados, com um custo relativamente baixo e apelo inovador para um público de pescadores que crescia.


Em 1906 a Companhia foi incorporada. Em franco crescimento a empresa passa de um galpão para uma fábrica de três andares, com 75 empregados.


A empresa já contava com uma linha de produção e montagem forte, Meisselbach passou a ser uma das companias dominantes no seguimento de carretilhas.

Muitos modelos foram desenvolvidos, conforme veremos a seguir, que podem nos dar alguma noção da importância da empresa para a época.

Além das carretilhas Meisselbach, começa a produzir peças para a industria fonográfica de Otto Heinemann. Para conhecer um pouco da história de Otto Heinemann, acesse aqui.


Em 1917 a A. F. Meisselbach e Bro Co. foi vendida para a empresa Otto Heinemann Phonograph Suplly Co., de Nova Iorque. Heinemann muda o nome da empresa para A. F. Meisselbach Mfg. Co. e muda a sede para a cidade de Nova Iorque.


Em 1919, morre Willian Meisselbach. Em 1926, morre August F. Meisselbach aos 61 anos de idade.



Otto Heinemann, ao poucos vai diminuido a produção de carretilhas e aumentando a produção peças para os fonónografos e gramofones, até que em 1921 a produção de carertilhas era movida para a nova fábrica da empresa em Elyria, Ohio. Ali produziam-se apenas os modelos mais simples.


Em 1925, o nome da empresa foi mudado novamente para GENERAL INDUSTRIES, muitas carretilhas que hoje são colecionáveis foram produzidas em Ohio, especialmente as da Série OKEH. Com a grande depressão da década de 30, a linha de produção de carretilhas foi desaparecendo e com a segunda grande guerra, a empresa passou a produzir equipamentos para a guerra, em 1941, mesmo com o fim da guerra, a produção de carretilhas não foi retomada.


Depois dessa breve introdução, vamos falar das carretilhas, especialmente as skeletons e outros modelos desenvolvidos para o fly fishing.

Meisselbach desenvolveu uma série de carretilhas divididas em categorias e modelos.

AMATEUR


A primeira, que gerou a patente foi a AMATEUR (ou amador), também conhecida como GOGEBIC. Essa carretilha foi desenhada de duas maneiras, a horizontal ou sidemount e a vertical ou raised pillar.

Pode se notar o drag clic na parte frontal da carretilha. É extremamente rara de se encontrar, especialmente o modelo vertical. a Side mount já é uma carretilha mais acessível.

A linha Amateur foi desenhada em 8 tamanhos diferentes, tanto no estilo sidemount como no estilo vertical.



EXPERT

 

A segunda série de carretilhas foi chamada de EXPERT. Algumas alterações foram feitas nesse modelo, especialmente com relação a engrenagem do drag clic.


Nos primeiros modelos, era frontal da mesma forma que a Amateur.


Na segunda geração, o sistema passou para a parte posterior da carretilha, com a trava do clic exposta.

Os modelos mais novos tiveram uma cobertura a engrenagem do clic agregada ao corpo da carretilha.



As carretilhas Meisselbach, entretanto, não traziam o nome da companhia estampado, apenas o nome do modelo, o número da carretilha (que referia-se ao tamanho dela) e a data da patente.

A seguir, podemos observar as três gerações da Expert.

A foto que segue, da coleção de Phil White, mostra uma Expert com o clic pawl frontal.

Na parte superior do carretel, a data da patente estampada. O sistema de contra-balanço, ou contra-peso,  à manivela foi desenvolvido pelo próprio A. F. Meisselbach.

Outra característica marcante nas carretilhas Meisselbach é o desenho de pétalas no carretel. O desenho marcou um estilo e época.

A segunda geração das Expert traz uma diferença importante. O sistema de clic pawl passa para a parte posterior da carretilha. Ainda se mantém exposto.
Pode-se perceber, ainda, na parte superior o nome do modelo estampado no corpo da carretilha.

A terceira geração agrega uma tampa de proteção a engrenagem do drag clic. O interessante é observar que cada modelo preservou o deseho inicial. As alterações foram acrescidas gradualmente, sem modificar o estilo e caracterisca básica da carretilha.
A Expert foi a primeira linha de carretilhas que trouxe estampado o nome e número (tamanho) da carretilha.

Foram produzidas em 8 tamanhos diferentes. Para quem pretende iniciar uma coleção de carretilhas antigas, as Expert e Amateur são peças importantes e bem valorizadas. Existem colecionadores que se dedicam exclusivamente a peças da Marca.


Da minha coleção, fazem parte as 3 Experts acima. A do lado esquerdo é uma da 3ª geração #17, a da direita é uma # 22. A da frente é uma da 2ª Geração.

~~~~~~~~

Uma dica: Se quiser ver a imagem em tamanho maior, clique em cima delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário