sábado, 5 de setembro de 2009

Andrew B. HENDRYX Co.

A empresa Andrew B. Hendryx Co. começou em 1875 produzindos gaiolas de metal e outros produtos em arames. Como um incansável pescador, Hendryx resolveu entrar para o ramo da pesca e pouco mais de 10 anos, em 1886, lançou sua primeiras carretilhas, após ter lhe sido concedida sua primeira patente (de 11 registradas).




Quando Hendryx iniciou a produção de carretilhas os negócios cresceram. Da data de sua primeira patente até 1919, a empresa produziu um número enorme de carretilhas e iscas artificiais de metais (colheres). Com a produção de carretilhas de baixo custo os negócios explodiram. O nome angulado Hendryx estampado quase sempre nos pés das carretilhas ou no costado de alguma carretilha é um sinal comum para qualquer colecionador de carretilhas antigas.


De fato, as carretilhas de Hendryx são bastante poupulares, dado ao número expressívo de peças produzidas pela empresa em um curto espaço de tempo.



Em seu livro - que recomendo desde já - "Classic and Antique Flyfishig Tackle", ed. The Lyons Press, A. J. Campbell escreve que desde o final de 1800, A. B. Hendryx produziu carretilhas rebitadas em um volume que excederam a produção de qualquer outra empresa. Em um período de 12 anos, Hendryx colocou no mercado cerca de 2 milhões de carretilhas!!!



Em 1919, Hendryx vendeu a divisão da fabrica que produzia carretilhas para WINCHESTER R. A. Co, da qual já abordamos aqui, em outra ocasião, falando de algumas de suas marcas (Armax e Barney & Berry), mantendo a produção na cidade de New Haven, CT. Quando começou a fabricação de carretilhas skeletons, por Winchester, esta manteve a tradição de HENDRYX com uma diferenciada numeração da carretilha sublinhada. As carretilhas hendryx traziam uma numeração (40, 60 e 80 yards com um traço abaixo, na parte inferior do pés da carretilha), além de uma manivela em osso. Posteriormente as manivelas foram substituidadas por material plástico, acredito eu que fosse bakelite.



Aqui vemos uma típica Hendryx em perfeito estado de conservação.


É possível notar a semelhança com a Armax ou Barney e Berry, das quais já fizemos alguns comentários, anteriormente.













É bem provável que tanto a Armax, a Barney e Berry (foto abaixo), ou a Hendryx tenham sido produzidas na mesma fabrica, em New Haven.


Podemos perceber a semelhança das carretilhas pelo desenho do carretel. e algumas diferenças mais sutís, como detalhes de parafusos ou rebites, além da cor.
Barney e Berry com uma silk line. A manivela em osso demonstra ser da primeira geração, fabricada, ainda por Hendryx, em New Haven.

Barney e Berry foi uma marca utilizada também por Winchester na produção de carretilhas.


Amanhã tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário