domingo, 13 de setembro de 2009

KINEYA Tackle Maker - Japão



Voltando ao tema "Carretilhas Skeletons e seus fabricantes", chegou a hora de falarmos de uma empresa relativamente nova, que procura manter o estilo das carretilhas tradiconais vivo.


Trata-se da KINEYA Tackle Maker ***


Muito embora as carretilhas Skeletons de Kineya tenham pouco apelo aos colecionadores, que buscam peças antigas, eu não poderia deixar de falar desse importante fabricante.






Kineya começou a funcionar como uma loja de máquinas fotográficas em Kyoto, a antiga Capital do Japão por 6o anos, antes do seu proprietário demosntrar interesse nos equipamentos de pesca com mosca clássicos de estilo americano.


De acordo com o próprio site da empresa, em 1985, ou seja, 24 anos atrás, o proprietário MASATOSHI OKUI, se tornou um profundo interessado na beleza e elegância de muitas "american classic fly fishing tackle", com uma particular obsessão por varas de bambú e carretilhas antigas.


Okui viajou para os Estados Unidos para comprar equipamentos americanos e apresentar para a o mercado japonês. Nos primeiros anos, a empresa importava e vendia o material no Japão.



A partir de 2.000, Kineya começou a desenvolver uma carretilha skeleton de desenho próprio, com base em patentes e modelos americanos.



Hoje, a empresa possui pelo menos 5 modelos diferentes de Skeletons dentro da linha denominada CAVOUS.



Apesar do desenho idêntico em cada modelo, a mudança principal está no material utilizado, do metal simples, passando pelo bronze ao niquel-prata.


Outra diferença é o acabamento de alguns de seus componentes, por exemplo a manivel da carretilha que pode ser de borracha dura até chifre de búfalo.




As cores das carretilhas também podem variar um pouco de acordo com o modelo.



O tamanho do carretel e da própria carretilha, entretanto é o mesmo em qualqer modelo, sugerindo que a empresa utiliza um único gabarito, sofrendo pequenas alterações na expessura da parede, deacordo com a matéria prima empregada. Com isso, pode-se ter um produto um pouco mais leve ou mais pesado.





No meu modo de entender, as carretilhas de Kineya poderiam ser importadas para nosso país por qualquer um daqueles que comercializam produtos para a pesca com mosca, tendo em vista que temos por aqui alguns excelentes construtores de varas de bambú, entre eles o Beto Saldanha e Gregório - onde a carretilha casaria perfeitamente.


Fica aqui a sugestão de um produto que teria uma boa aceitação, com um preço mais acessível.




Para saber mais sobre os modelos, acesse o site da empresa - Kineya Tackle Maker, lá poderão ser encontrados outros modelos clássicos de carretilhas que poderão compor com muito estilo um conjunto com uma vara de bambú.


Kineya, entretanto, não é a única empresa japonesa a produzir carretilhas no modelo skeleton.


Outras marcas, um pouco mais antigas e até mesmo atuais ainda desenvolvem carretilhas nesse estilo.


Só para citar, ARGUS, J. C. HIGGINS, UENO SEIKO Co., são algumas das empresas japonesas que fizeram ou ainda fazem carretilhas skeletons. Dessas, falaremos em outra ocasião.


*** Fotos gentilmente cedidas pela própria empresa


~~~~~~~~~~~~~~~~


Neste último final de semana tivemos mais um curso básico de fly.



A rapaziada que participou: Fabião, João Paulo e Leonardo.

Parabéns aos novos pescadores com mosca!

Amanhã tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário