quarta-feira, 9 de setembro de 2009

KALAMAZOO TACKLE Co.

Kalamazzo Tackle Co. foi uma subsidiária de SHAKESPEARE Co. Essa empresa produz uma série de produtos até hoje. No site da própria empresa é possivel saber mais sobre sua história, se quiser conhecer um pouco sobre isso, acesse Shakespeare.


Em outra ocasião, farei uma pequena resenha sobre isso.


A empresa (Shakespeare) foi criada por William Shakespeare Jr., (o camarada aí da foto) em 1897, em Kalamazzo, Michigan.


O fato de Kalamazzo ser subsidiária de Shakespeare explica a semelhança entre as SKELETONS.



Na foto acima podemos ver a Kalamazoo SURPRISE e a Shakespeare KAZOO, muito semelhantes. A diferença fundamental está no counter-balance, com círculos concêntricos, da SURPRISE, enquanto que na Kazzo, o formato é arredondado.


Porém outras carretilhas também apresentam uma grande semelhança com as apresentadas acima.
A South Bend Bait Company, na cidade de Indiana, produziu muitas carretilhas para Shakespeare durante muitos anos. Essa cooperação também contribuiu para a semelhança entre a St. Joe da South Bend ou Abbey & Imbrie skeleton, por exmplo. Na imagem podemos observar uma St. Joe, da South Bend, sem a manivela. A semelhança é muito grande, sugerindo que as carretilhas foram feitas na mesma fábrica, ou pelo mesmo fabricante, ainda que o nome seja diferente.


De fato, para o leigo ou mesmo um colecionador menos atento, fica dificil diferenciar cada uma delas apenas pela aparência frontal. Sem observar o nome estampado na parte posterior, fica muito dificil essa diferenciação.

O desenho do carretel, a manivela, tamanho das carretilhas, são alguns dos pontos comuns entre essas marcas e modelos.

Essa carretilhas, são relativamente fáceis de serem encontradas para a venda, especialmente no E-bay. O que pode mudar é o período de sua fabricação. As mais recentes - década de trinta, pré WWII (world war II) apresentam a manivela de plástico. enquanto que a mais antigas em madeira ou osso. Alguns outros detalhes foram sendo modificados ao longo dos anos.


Na imagem, momentos da linha de montagem da Shakespeare Co., em Kalamazzo, Michigan.

Se vcê tiver curiosidade em ver outras imagens da fabrica acesse o site da KPL (Kalamazzo P. Library).


Uma curiosidade: Durante a II Guerra Mundial a empresa foi contratada para produzir peças para aviões, caminhões e jeeps de combate, interrompendo por um período sua linha de montagem dos artigos de pesca.

Existe uma enormidade de coleções sobre Shakespeare Co., Kalamazoo Co. e South Bend. Alguns bons livros foram lançados, dissecando o tema.

Fico por aqui.
Amanhã teremos mais um curso de fly básico, para saber mais clic, ou acesse o site da FLY CAST

Nenhum comentário:

Postar um comentário