A primeira delas é a "CROWN".
De acordo com as pesquisas do Dr. Todd Larson, Crown foi a marca registrada da empresa, de Edward. K. Tryon, uma dos principais nomes da Filadélfia (Philadelphia), uma importante loja de produtos esportivos - E. K. TRYON & CO. A marca registrada foi utilizada entre 1890 e 1910.
O modelo da foto ao lado é uma SUNNYBROOK, semelhante a CROWN, porém a carretilha de Tryon trazia o nome estampado no costado.
Além das carretilhas MONTAGUE, das quais falaremos numa outra ocasião, as "Crowns" eram as únicas que traziam á numeração da carretilha estampada na parte de baixo do pé, além do nome estampado no costado da carretilha.
Além das carretilhas MONTAGUE, das quais falaremos numa outra ocasião, as "Crowns" eram as únicas que traziam á numeração da carretilha estampada na parte de baixo do pé, além do nome estampado no costado da carretilha.
Por terem sido fabricadas por um curto período de tempo, são raras e de dificil aquisição. Acredito que estejam valendo em torno de 100 doletas! Particularmente não acho que sejam carretilhas para tudo isso... mas como é peça de coleção - Não tem preço.
Aqui, (achei isso no Google), uma página do catálogo da loja de E. K. Tryon. No detalhe é possível ver a sigla EDW. K. TRYON COMPANY, PHILADELPHIA, na parte superior.
A loja foi uma grande referência na venda de equipamentos para pesca e caça no final do séc. XIX e início do Séc. XX.
Fico imaginando a galera pescando ou caçando naquela época! Nessa página a espingarda anunciada estava sendo vendida por U$30,00!!
A segunda marca é a DIAMOND MANUFACTURING CO. Uma carretilha produzida para ou por esse Outfit de St. Louis. No livro (fantástico por sinal) Skeletons, A Collector's Guide to Raised Pillar Fly Reels, de autoria de Richard K. Lodge, consta apenas uma página a respeito dessa marca (p.20).
Pesquisei bastante em outras publicações e aqui na web mas não encontrei absolutamente nada além do que está escrito no livro. Essa carretilha tem uma caracteristica bastante interessante: é bicolor. a parte interna, o carretel era em níquel laminado (nickel-plated) enquanto o corpo da carretilha, em preto esmaltado. É a quarta carretilha da segunda pratilheira, na foto da capa do livro.
Segundo o autor, essa carretilha tem muita semelhança com as fabricadas por Winchester e com sua sucessora, desenhada por Horrocks-Ibbotson. Falaremos dessas ao seu tempo. Dificil de se encontrar, cheguei a ver uma anunciada há 3 meses mas o cara não vendia para compradores de outros países. Na ocasião foi vendida pela bagatela de U$34,00 no E-bay.
Tenho certeza que o ganso que vendeu não sabia que tinha uma raridade nas mãos!
A terceira, não menos rara que as anteriores, é a ECKMIER. Novamente, me socorro do autor do livro para trazer algum comentário sobre essa carretilha.
Segundo Richard Lodge, a Elckmier é uma das maiores Skeletons já produzidas (em tamaho mesmo!).
Ela apresenta duas peculiaridades bem marcantes: a primeira é a manivela em metal e a expressão MADE IN CANADA, no costado abaixo do nome. Ou seja, é a única skeleton que se tem notícia fabricada naquele país. Mais um motivo para ser procurada por colecionadores.
Outra característica é que o click button é horizontalmente oposto aos rebites. normalmente ele é colocado nas carretilhas, na posição vertcal.
Conversando com um colecionador canadense, ele teorizou (suspeita mesmo) que as Eckmiers foram fabricadas por Lawson Machine Works, de Montreal ou outra empresa qualquer de metais e que as carretilhas foram desenvolvidas como um produto paralelo. Fica fácil entender porque são raras e escaças no mercado.
____________________________________________
Hoje estou particularmente feliz! O amigo Gustavo do Vôo da Mosca (o blog, o original), ingressou aqui como nosso seguidor. Agradeço a ele por isso (é o primeiro!!) e espero que esteja gostando das coisas que estou escrevendo aqui. Também estou acompanhando as coisas que ele tem publicado. Vale a pena visitar o blog dele.
Cansei!!!!
Bom... "quem leu, leu... quem num leu si fudeu..." estou apagando o texto abaixo porque tomei uma dura da dona da pensão.
.................CENSURADO..................
MINHAS REGRAS SÃO: SE NÃO GOSTOU DO QUE LEU... PROCURE OUTRO BLOG.
Se quiser descer o pau (no bom sentido), fique a vontade. Aqui não há censura.
............ NA VERDADE HÁ CENSURA SIM................. fui censurado pela patrôa que achou que exagerei... fazer o que... manda quem pode, obedece quem tem juízo!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
UM PEQUENO ADENDO AQUI IMPORTANTE: EM 4/09/2009, 22:50h.
................DELETADO POR ORDEM DA DONA DA PENSÃO........
QUALQUER HORA COMEÇO A METER A BOCA NO TROMBONE... AGUARDEM.
LUTANDO PELA ÉTICA NO FLY!
Ô Superman,
ResponderExcluirEu sigo e gosto bastante do blog, mas sou assinante do Feed pois não tenho conta no blogspot. E tb concordo com as suas colocações sobre como anda a carroagem.
Abração
Caro Junior, não sei exatamente o que é um feed. Acho que atualizei o blog, liberando as atualizações. Se estiveer correto me avise. Não entendo porra nenuma dessas coisas!
ResponderExcluirabração e obrigado por estar acompanhando.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOpa ! Marco não nos conhecemos, mas acompanho seu trabalho a algum tempo e concordo com vc, tem muito fdp por ai que se acha o tal e na verdade são bosta nenhuma, ja tive até oportunidade de naufragar com alguns tipos desses no limay a muito tempo atrás...rs e realmente desanima muito...mas uma hr a coisa muda, eu acho ! rs
ResponderExcluirCaro Fernando... obrigado pelo comentário. Realmente a coisa tá feia... Se quisermos ter um fly fishing descente no brasil, alguma coisa precisa ser feita, principalmente com a BANDA PODRE...
ResponderExcluirSorte sua ter naufragado no Limay... hehehe melhor que no Rio Tietê!!!!
Qualquer crítica, cometário ou sugestão.. fique a vontade!
Também não sou dono da verdade.. erro mais que acerto, mas faço com o coração...
Abração!
Marco,
ResponderExcluirObrigado pela referência tão positiva que fez de meu blog ! Valeu !!
Gostei bastante do seu blog !! O Assunto principal me facina tb !! Estou aprendendo bastante aqui ! Espero que continue a caminhada !! Tenha certeza que estarei acompanhando !
É isso aí superman, eu recebo as atualizações assim que voce publica ;)
ResponderExcluirAbração
Valeu Junior... se tiver alguma dica pra melhorar o blog... tô aceitando!
ResponderExcluirOutra coisa: o seu tá muito bacana... muito bem montado, fácil de navegar... muito bom mesmo!
abração!