Vamos começar por
Abbey e Imbrie é um nome que remete qualquer colecionador ao período do "pós guerra civil", nos EUA. Foi uma famosa loja de material de pesca de Nova Yorque, por quase 100 anos.
Em 1875, L. H. Abbey e C. F. Imbrie, em sociedade, compraram a Loja Andrew Clerk e Co, uma não menos importante e famosa loja de materiais para pesca que funcionava desde 1820. A partir, da data passou a se chamar Abbey e Imbrie Co.
Em 1877, o brasão com a logomarca foi criado e a A&I, como passou a ser conhecida, foi estampando em diversos produtos que a loja passou a vender.
O que pude perceber, por onde pesquisei, Abbey & Imbrie compravam produtos de outras empresas ou contratavam artesãos e mandavam estampar a logomarca. Julius Von Hofe, só para citar um, produziu alguns modelos de carretilhas com exclusividade para a A&I. A Companhia nunca produziu nada, todos os produtos foram sempre terceirizados com exclusividade.
Carretilha Julius Von Hofe feita para Abbey & Imbrie
Só para se ter uma idéia, uma carretilha A&I é muito semelhante ao modelo St. Joes, fabricado pela South Bend ou uma Kazoo, da Shakespeare. Falaremos disso depois, em outra ocasião.
Poucas são as diferenças entre essa 3 carretilhas. Basicamente o nome que vem estampado nelas, ou seja, o brasão, no caso da A&I e uma ou outra ferragem. O desenho do carretel é muito semelhante nos 3 modelos.
Por muitos anos Abbey & Imbrie foram uma verdadeira referência em Nova Yorque, especialmente pelos suprimentos em material de pesca com mosca que ofereciam.
Também organizavam viagens de pesca para as Montanhas Rochosas e outros pontos para a pesca de trutas e black bass.
Uma curiosidade: A loja era famosa pelo grande peixe de ouro que ficava acima da porta de entrada.
Infelizmente, ainda não consegui adquirir nenhuma caretilha A&I para a coleção.
São bem raras e devem ter um valor relativamente alto.
As carertilhas Skeletons da A&I foram fabricadas até 1930, data em que a empresa foi vendida para Horrocks-Ibbotson, de Utica - NY.
Essa é uma foto da capa do último catálogo da empresa, uma verdadeira raridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário