terça-feira, 4 de agosto de 2009

CARRETILHAS - Origem e algumas referências históricas

Pesquisadores e historiadores sobre a pesca foram se frustrando ao longo dos anos ao tentar descobrir as origens das carretilhas de pesca. Como não sou nenhum historiador, não tenho a pretensão de dizer aqui quando tudo começou.

O que se tem de concreto, nos remete a literatura inglesa. Em 1651 foi publicado o livro “The Art of Angling” de Thomas Baker, trazendo uma primeira referência a uma espécie de carretel acoplado a vara de pesca.
Esse livro é aceito como a referência mais antiga escrita sobre carretilhas em língua inglesa.
Mas essa data está longe da origem das carretilhas.

Exemplos de pinturas orientais que mostram pescadores usando carretilhas de diversos tamanhos nos revelam a existência de carretilhas, já no Século 12.
A imagem que segue é a descrição mais antiga sobre as carretilhas. Intitulada como “O Pescador no Lago Invernal”, uma pintura de MA YUAN, de 1195 dC.




O Pescador no Lago Invernal

Duas gravuras de carretilhas aparecem em um livro chinês datado de 1225, cerca de 30 anos depois da ilustração.

Também existe uma ilustração em um prato de prata pertencente à Coleção do Museu Jean Paul Getty. Este prato foi recuperado de um naufrágio no mediterrâneo e sugere que seja datado entre 400 e 700 dC, de um artesão bizantino, mas a data de origem não foi definida com certeza.
Até 1800, muito pouco se tem de informação efetiva sobre as funções das carretilhas.
O que se tem de concreto é que elas eram utilizadas apenas como dispositivo de armazenamento de linha. Entretanto, no século 19 já existia uma tendência para o desenvolvimento de carretilhas multiplicadoras.
Embora estas carretilhas já tivessem sido inventadas na Inglaterra, por volta de 1760, o que permitiu que elas evoluíssem para os dispositivos de distribuição de linha, foram as carretilhas de GEORGE SNYDER, da cidade de Paris, no Kentucky as mais populares do século 19. Curiosamente recebiam o nome de Bobinas e não carretilhas.

Snyder Reel


As carretilhas de SNYDER foram desenvolvidas nos anos de 1820 e se tornaram a base das “BOBINAS KENTUCKY”, feitas por artesãos, tais como MEEK, MILAM, SAGE, HARDMAN E GAYLE. A maior parte destes fabricantes tabalhavam como joalheiros e tinham experiência com equipamentos de precisão e tornos mecânico. Logo, as cópias destas carretilhas feitas à mão estavam rapidamente disponíveis nas linhas de produção em massa de fabricantes importantes por preço mais acessível. A conseqüência disso, é que as carretilhas multiplicadoras se tornaram mais populares e aumentaram suas vendas.

Durante o meio do século 19 estas carretilhas também estavam sendo desenvolvidas na Cidade de Nova Iorque e outros locais nos Estados Unidos. As "New York reels" eram normalmente de metal ou de prata-níquel com uma manivela tipo serpentina com um formato circular ou “ball-handle style”. Fabricantes famosos deste estilo de carretel incluíam Von Hofe, Conroy, Crook, Kopf, entre outros. As “Nova Iorque” eram geralmente maiores e mais pesadas que as “Kentucky” e, mais freqüentemente, usadas para corrico, em lugar de servir para arremessar uma isca.

As multiplicadoras não eram as únicas carretilhas sendo desenvolvida por artesãos americanos naquele momento. Nós tivemos invenções e melhorias maravilhosas nas carretilhas de fly. Orvis, Leonard, Vom Hofes, Malleson, são referencias na criação destas peças.




Leonard


Em 1880 a primeira carretilha automática bem sucedida era aperfeiçoada por Francis Loomis.
Alguns dos carretéis desenvolvidos no final dos anos 1800 por estes artesões são avidamente procurados por colecionadores, hoje. A prata alemã e produtos de borracha dura deste período são especialmente estimados.

Von Hofe 1896

No final dos anos 1800 existiam desenvolvimentos em carretilhas usados para tarpon e outros grande peixes da pesca esportiva. Os pescadores de em torno do mundo descobriram os peixes de água salgada abundantes na Flórida e no Golfo do México e muitas carretilhas eram desenvolvidas em resposta à demanda criada por este novo interesse.

A revolução industrial traz uma massificação na produção de carretilhas. Com uma produção muito diversificada em termos de qualidades de produtos. As primeiras carretilhas do início de 1900 marcam um novo ciclo na produção de carretilhas.

Companhias como Shakespeare, Meisselbach, Hendryx, Montague e Pflueger produziram carretilhas com relativamente baixo custo e alta qualidade. Juntavam-se antes da Grande Depressão com outras empresas, como Bronson, Ocean City e South Bend.

No entanto, a Grande Depressão de 1930 gera um grande desastre para estas companhias, o final da segunda Guerra, onde algumas delas acabaram sumindo.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, um número enorme de novas companhias nos negócios das carretilhas industriais surgiram. Entretanto, muitas destas companhias duraram apenas alguns anos, deixando suas carretilhas para os colecionadores procurarem até hoje.

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