Com a chegada da UCO, conforme a parte I deste tópico, alguns detalhes puderam ser esclarecidos.
De fato, a SAL KING e a UCO são "parentes". Muitas semelhanças e algumas diferenças marcam esse parentesco.
Vejamos em detalhes estas diferenças e semelhanças.
A primeira semelhança que pode ser observada é quanto ao tamanho das carretilhas. São exatamente iguais em diâmetro. Com cerca de 7,5cm, cada uma, no diâmetro externo do corpo da carretilha.
A principal diferença está na largura do carretel. A SAL KING apresenta um carretel mais largo do que a UCO, cerca de 1,5 cm maior. A foto abaixo ilustra bem essa diferença.
Com isso a quantidade de linha possível de ser armazenada aumenta em torno de 30%. Enquanto que a UCO tem uma capacidade de armazenamento de 60-70jds de linha, a SAL KING permite que se armazene cerca de 90 jds da mesma linha.
Isso sugere que a SAL KING tenha sido concebida para ser utilizada em pescarias que se exige um pouco mais de backing, como seria o caso das pescarias de salmões, enquanto que a UCO destinaria-se a peixes que não se necessita de muita linha.
Outro detalhe entre importante é a presença de duas manivelas no carretel da SAL KING enquanto que a UCO apresenta apenas uma manivela e um contra-balanço ou contra-peso para dar equilibrio ao movimento de giro do carretel no momento de grandes corridas dos peixes.
O desenho do carretel, com "petalas" e circulos, figuras estas que marcam o estilo de todas as SKELETONS, é rigorosamente igual nas duas carretilhas. Ou seja, o molde utilizado foi o mesmo.
O material utilizado também é o mesmo, as carretilhas foram produzidas em alumínio, ou alguma liga metálica semelhante ao alumínio.
As manivelas, apesar do desenho diferente em cada modelo, apresentam detalhes bastante peculiares, "ranhuras" diagonais que permitem uma melhor aderência à mão do pescador na hora do recolhimento da linha. Também em alumínio.
Na parte posterior da carretilha, a única diferença está no nome estampado em cada um dos modelos, conforme detalhe das imagens abaixo. O desenho em "cruz" também marca o estilo das Skeletons. Por serem carretilhas produzidas em 1950, apresentam linhas mais retas, uma caracteristica comum para aquela época.
O corpo das carretilhas vinha pintado na cor preta fosca enquanto que o carretel é apresentado em cinza prateado. Esta é outra caracteristica bastante comum às carretilhas produzidas entre 1930 a 1960. Diversos modelos de diversas marcas foram desenhados e concebidos em duas cores.
Os parafusos que fixam o carretel ao eixo da carretilha são iguais nos dois modelos, como se pode observar na imagem acima, enquanto que o "drag clic" na parte do costado também são iguais, colocados, inclusive, na mesma posição.
Não restam dúvidas que essas carretilhas foram produzidas pelo mesmo fabricante.
Mas para complicar um pouco mais essa história, encontrei um terceiro modelo de carretilha que também deve fazer parte da mesma familia.
Trata-se da LORD WELDON.
Infelizmente não tenho essa carretilha em minha coleção. As imagens a seguir são de um amigo americano que coleciona carretilhas e gentilmente me enviou as fotos para que eu pudesse comparar.
A principal diferença é que esta carretilha é monocromática. É rigorosamente igual a UCO nos demais detalhes. Manivela e dimensões são as mesmas, assim como os detalhes dos parafusos de fixação.
Não há indícios que a pintura tenha sido "descascada", ou seja, a cor prateada é original.
Tudo leva a crer que estas 3 carretilhas tenham sido produzidas pelo mesmo fabricante.
E a minha dúvida se revela quanto a isso:
- Quem produziu estas carretilhas?
Não há indícios nem registros de que tenham sido feitas por uma empresa conhecida. Definitivamente não foram produzidas pela PFLUEGER, conforme comentei na parte I deste artigo. Não se pode confundir a SAL-TROUT, da Pflueger com a SAL KING (que nem consta do catálogo daquela empresa).
A ULRICH MANUFACTURING COMPANY não existe mais. A marca UCO está vinculada a produção de lanternas e lamparinas, entre outros produtos para acampamentos. É o que mais se aproxima de algum produto para a pesca.
A patente da UCO "steelhead fly spin" foi vendida para DENNISON Speciality Fly Reels (clic nos nomes para o link), não se produz nenhuma carretilha de fly sob a marca UCO na atualidade, por essa empresa.
- Uma outra hipótese bastante provável é que essas 3 carretilhas tenham sido produzidas fora dos EUA (na China, por exemplo) e apenas revendidas com um nome fantasia estampado.
O fato é que o mistério continua sobre a origem dessas carretilhas.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário