Nesta 3ª e última parte do tema MEISSELBACH, vamos falar de 3 modelos de carretilhas que são considerados muito importantes para os colecionadores. São raros e dificieis de serem encontrados, acredito muito mais que as carretilhas de outras séries.
BLUE DIAMOND TROUT REEL
A série BLUE DIAMOND causou muita confusão aos colecionadores antes de sua origem ser descoberta.
Phil White um dos maiores experts em Meisselbach, conta que a primeira carretilha adquirida por ele em uma feira de material de pesca antigos tinha o nome featherlight gravado apesar de ser uma carrretilha com desenho bem diferente das Featherlights da 1ª e 2ª geração. Para saber mais sobre a FEATHERLIGHT, veja a parte II do tópico.
Phil White um dos maiores experts em Meisselbach, conta que a primeira carretilha adquirida por ele em uma feira de material de pesca antigos tinha o nome featherlight gravado apesar de ser uma carrretilha com desenho bem diferente das Featherlights da 1ª e 2ª geração. Para saber mais sobre a FEATHERLIGHT, veja a parte II do tópico.
A Blue Diamond tem um carretel ventilado com circulos concentricos enquanto que a Featherlight apresenta os tradiconais desenhos de pétalas, conforme comentado anteriormente na parte II.
Outro fator marcante é que a carretilha é soldada e traz o nome "Featherlight 260" gravado na parte inferior dos pés da carretilha e na parte frontal do carretel foi gravado BLUE DIAMOND TROUT e A. F. Meisselbach/ Newark/NJ.
Phil White conta, ainda, que numa segunda ocasião,em uma outra feira encontrou um anuncio de 1912 de um catálogo da Norvell-Shapleigh Hardware Company que mostrava a ilustração da BLUE DIAMOND.
Pode-se concluir sem nenhuma dúvida que Meisselbach produziu as carretilhas para aquela empresa. Segundo o autor, a marca DIAMOND foi utilizada por NORVELL-SHAPLEIGH em muitos de seus produtos.
A confusão ficou ainda maior, quando ele conseguiu adquirir uma nova BLUE DIAMOD, sendo que esta era completamente diferente da primeira e totalmente diferente das demais da linha de Meisselbach.
Este segundo modelo era similar ao modelo patenteado por ANDREW WOLLENSAK e vendido pela empresa de H. J. Frost, THE ROCHESTER REEL COMPANY. O autor acreditou durante muitos anos que estas carretilhas também tinham sido fabricadas por Meisselbach para a empresa de Frost.
Entretanto esta segunda versão não foi fabricada por Meisselbach. Ou seja, Wollensak manufaturava as carretilhas para a ROCHESTER enquanto que Meisselbach produziu as carretilhas para Norvell-Shapleigh Hardware Company.
Se comparadas, de fato, as carretilhas são bem diferentes conforme a foto abaixo.
Muito embora as carretilhas Blue Diamond não sejam consideradas modelos SKELETONS, são peças raras para os colecionadores justamente por apresentarem essa caracteristica de duplicidade do nome.
Mesmo assim, a Blue Diamond fabricada por Meisselbach marca um período de transição no desenho das carretilhas fabricadas por aquela empresa. Deixando o desenho de pétalas do carretel e o estilo "open frame" passando para odesenho de circulos concêntricos e mais fechada.
ZEPHYR
Meisselbach & Bro. também produziu dois modelos das clássicas raised pillar skeleton chamada ZEPHYR.
Estas carretilhas não traziam nenhuma denominação estampada no corpo da carretilha, sugerindo que se tratavam de carretilhas destinadas a serem vendidadas por outras empresas ou para ser uma segunda linha da própria empresa.
Assim como as outras carretilhas da empresa, as ZEPHYR's foram produzidas em dois acabamentos, niquel prateado e bronze.
Na foto a seguir, podemos observar os dois modelos das carretilhas ZEPHYR produzidas por Meisselbach entre 1915 e 1919.
GOOD LUCK TROUT REEL
Além das carretilhas já apresentadas e produzidas por A. Messeilbach & Bro, restou uma que no meu entendimento é das mais bonitas já fabricadas para aquele período.
Trata-se da GOOD LUCK TROUT REEL, que teve seu período de fabricação entre os anos de 1915 e 1918. Essa carretilha, conforme pode-se observar na foto, trazia o carretel totalmente livre do corpo da carretilha, apenas fixado por um único parafuso, acoplado à parte posterior. Efetivamente, trata-se de um modelo bastante peculiar pois lembra as carretilhas inglesas de madeira centrepin, de período anterior.
A grande "sacada" de Meisselbach foi utilizar um desenho de uma carretilha de madeira em uma carretilha de metal, mais leve e ventilada. A Good Luck, segundo Phil White, foi produzida em um único tamanho em dois acabamentos, niquel prateado e bronze, seguindo a tendência da empresa.
A grande "sacada" de Meisselbach foi utilizar um desenho de uma carretilha de madeira em uma carretilha de metal, mais leve e ventilada. A Good Luck, segundo Phil White, foi produzida em um único tamanho em dois acabamentos, niquel prateado e bronze, seguindo a tendência da empresa.
Enquanto uma Featherlight era vendida por U.$ 2.00 essa carretilha custava U.$ 0.75 ! Algo inimáginavel nos dias de hoje.
A Good Luck é dificil de se encontrar em leilões eletrônicos (tipo EBay). Algumas podem ser obtidas em feiras realizdas pela O.R.C.A (Old Reel Collectors Association) e podem superar o valor de U$ 200,00 com facilidade ou, ainda, em sites e lojas especializados em equipamentos antigos.
Da grade de carretilhas produzidas por Meisselbach é, sem dúvida, uma das mais representativas para os colecionadores.
Além das Skeletons, Meisselbach produziu uma série de outras carretilhas com destaque para as RAINBOW e outras , entre elas as automáticas. Por não se tratarem de carretilhas SKELETONS deixaremos para comentar sobre elas em uma outra oportunidade. Só para se ter uma idéia da importância da empresa, Meisselbach produziu pelo menos 20 modelos diferentes de carretilhas de fly. Sem dúvida as Skeletons marcaram uma época, sendo que as produzidas por A. Meisselbach e Bro. foram das mais representativas paa aquele período.
Para quem pretende começar uma coleção de carretilhas de fly, as Meisselbach são peças importantes e não podem faltar na prateleira.
Agradecimento: PHIL WHITE pelas imagens cedidas (todas as fotos das carretilhas fazem parte do acervo do autor) e pela ajuda com as informações publicadas aqui.
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Mudando de assunto - Dias 7 e 8 de novembro estaremos realizando um curso de fly básico na cidade de ITU, em parceria com FLY & CIA. Para saber mais sobre esse curso acesse a página da Fly e Cia (clique no nome em destaqe ou no link ao lado e entre em contato com o Morelli.
O curso será realizado no sábado dia 7, na loja da Fly (teórico) e Cia e no Domingo no PESQUEIRO TIO OSCAR (prático).
Fico por aqui.
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