quarta-feira, 14 de abril de 2010

SESSÃO PIPOCA - O cineminha das antigas

Para aqueles que gostam de ver uma carretilha antiga em ação.

Neste video, JOHNNY DIECKMAN mostra toda sua técnica para executar o double haul.

 Passam se os anos e as técnicas permanecem. Simples e sem frescura.



O grande LEE WULFF com sua tralha capturando um dos mais cobiçados peixes do mundo, o Salmão do Atlantico, no MIRAMICHI River, no Canadá.

1ª Parte
  

 
  2ª Parte

quarta-feira, 7 de abril de 2010

SAL-KING - Esta misteriosa Skeleton.

Dando sequência ao tema "CARRETILHAS SKELETONS e seus FABRICANTES", apresento uma carretilha que é cercada de enigmas e mistérios. 

Trata-se da
SAL-KING.  


Sempre que adquiro alguma peça para minha coleção, meu passo seguinte é buscar o máximo de informações a respeito dela. A pesquisa começa sempre nos livros específicos sobre aquele tema, em seguida nas revistas especializadas e, por fim, na internet. 

Além de ser uma forma bastante divertida de "viajar no tempo" e manter um certo vínculo com o passado me ajuda a conhecer e entender um pouco da história da pesca com mosca através de um de seus elementos.

Muitas vezes, estudando e pesquisando determinada carretilha, um verdadeiro "quebra-cabeça" se forma e encaixar cada pedaço fica bastante complicado. É como abrir uma porta e encontrar um emaranhado de caminhos, sem saber ao certo onde cada um irá me levar.   

O mistério sobre esta carretilha começou aí, pois não há informações em nenhuma dessas fontes. As poucas referências que encontrei não acrescentam nada ou quase nada a este modelo.  


No livro "SKELETONS - A collector's guide to raised pillar fly reels", de RICHARD K. LODGE, já comentado e recomendado aqui em outras ocasiões, não trata dessa carretilha. 


Outro livro, não menos importante, "ANTIQUE FISHING REELS", de STEVEN K. VERNON, também não apresenta nenhuma referência sobre a carretilha. Este livro, entretanto, trata mais especificamente das carretilhas produzidas nos EUA. Minha primeira suspeita, então, é que essa carretilha tivesse origem em outro país.       

Busquei ajuda em um site que considero excepcional para aqueles que colecionam carretilhas antigas (de forma geral) ou querem iniciar uma coleção. Trata-se do FISHING REEL RESEARCH ORGANIZATION  que tem por objetivo reunir informação sobre carretilhas e auxiliar colecionadores e aficcionados. Fica aqui a sugestão para que visitem.

Ali, entretanto, encontrei apenas o nome da carretilha, ou marca, sem outros detalhes ou referências.

No site da O.R.C.A (Old Reels Collectors Assoc.), no forum, pedi ajuda aos mais experientes colecionadores mas também não obtive nenhuma indicação que fosse útil. Um único membro daquele forum postou uma mensagem alegando que se tratava de uma Pflueger também conhecida como SAL TROUT.

Evidentemente que não se trata da mesma carretilha, pois o próprio site da  Pflueger não apresenta este modelo. A SAL TROUT, já abordada aqui, é bastante semelhante. Suspeito até que a SAL KING seja uma imitação da SAL TROUT ou vice-versa. Mas o fato concreto que são carretilhas diferentes e fabricadas por empresas distintas.


Em uma comparação rápida, pode-se observar que apesar de apresentarem algumas semelhanças,  são bastante distintas.

Recentemente, coisa de 10 dias atrás, adquiri uma outra carretilha Skeleton da marca UCO. Ainda não recebi a carretilha, mas pelas fotos que obtive do vendedor, existe uma grande chance da SAL KING e a UCO serem do mesmo fabricante.

A semelhança entre a UCO e a SAL KING, inicialmente, são maiores que entre a SAL TROUT e SAL KING.

Nas imagens acima é possível perceber a semelhança entre o desenho dos carretéis. Outro detalhe que chama a atenção é o desenho da manivela.  



Apesar do desenho diferente, o trabalho em ranhuras reforça minha teoria de que sejam carretilhas produzidas pela mesma empresa. O parafuso central também é muito semelhante nos dois modelos.




O costado das carretilhas também demonstra que são muito semelhantes, a diferença básica está no nome estampado na parte inferior do corpo da carretilha.

O nome SAL KING, provavelmente é uma homenagem ao KING SALMON, tendo em conta que a carretilha te um tamanho mais adequado para a pesca de salmões.   
A busca pela origem da SAL KING me fez pesquisar sobre a UCO e acabei encontrando algumas informações interessantes a respeito desta marca. 


Na terceira edição do livro de BEN WRIGHT, 2002,  "THE WRIGHT PRICE GUIDE FOR THE REEL MAN", consta a patente # 2.649.259 de uma carretilha denominada de UCO STEELHEAD SPIN FLY, produzida e inventada por ULRICH MANUFACTURING COMPANY.


    
Por curiosidade fui pesquisar sobre essa patente e encontrei o descritivo, com desenho e tudo mais em um site bem interessante, http://www.freepatentsonline.com/ e o link para o arquivo é SPINING FLY REEL, onde consta como inventor MARTIN THOMAS ULRICH, de Centerville na California.

Mas o que mais me chamou a atenção sobre tudo isso é a empresa ULRICH MFG COMPANY aparece como tendo iniciado seus negócios em 1889, produzindo máquinas para trabalhos em madeira, em Rock Falls, Illinois.
A carretilha, em tese, não poderia fazer parte dos produtos daquela empresa, pelo menos não há nenhuma informação que a empresa tivesse alguma divisão interna que produzisse tralhas de pesca. 




Como se isso não bastasse, encontrei uma segunda empresa também chamada Ulrich Manufacturing Company, constituída em ROANOKE, também em Illinois, porém que produzia equipamentos e acessórios para tratores. Esta empresa permaneceu ativa durante a década de 1940 a 1960. Entretanto, nenhuma delas aparentemente tem uma relação direta com Martin T. Ulrich, que viveu na California nessa época.  

Coincidências ou não, a patente da carretilha é de 1953 e a SAL KING e UCO são carretilhas produzidas provavelmente entre as décadas de 40 e 60, também.

O uso de alumínio como matéria prima, linhas mais retas no desenho e modelos em dua cores foram frequentes em carretilhas daquele período
  
Até onde eu sei, a patente da UCO foi adquirida por DENNISON FLY REELS que produz alguns modelos seguindo o estilo da carretilha original.

Em leilões eletrônicos é possível encontrar a SAL KING  com um preço bastate razoável, tendo em conta que não se trata de uma peça muito cobiçada por colecionadores.

Recentemente encontrei uma monocromática, porém é possível que origalmente essa carretilha fosse em duas cores, já que a tinta preta usada na pintura pode ser removida com muita facilidade. 




O fato é que a SAL KING continua sendo um mistério pois não consegui nenhuma dica que me levasse a descobrir quem a desenhou e em que período foi produzida.

Fica aqui o meu pedido de ajuda. Qualquer informação ou referência que indique o fabricante e data de fabricação é muito bem vinda. 

Fico por aqui,
Abração e até a próxima!

~~~~~~~~~~~~~~
Agradecimentos: ORCA, OLD FISHING STUFF, OWWM, American Museum of Fly Fishing.