quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PFLUEGER - ENTERPRISE COMPANY

Retomando o tema "CARRETILHAS SKELETONS e seus FABRICANTES", vou abordar uma das mais famosas empresas americanas que produziu uma das mais populares carretilhas no modelo SKELETON por um grande período.

Como o próprio título diz, trata-se da PFLUEGER.

Desde 1881, o nome Pflueger passou a fazer parte da história da indústria da pesca, quando ERNEST  F. PFLUEGER criou uma Companhia para a produção de anzóis (produzia também agulhas e alfinetes) chamada de ENTERPRISE MANUFACTURING COMPANY, em Akron - Ohio. 


Por volta de 1916, seu filho EARNEST A. PFLUEGER assume o comando da empresa e esta passa a se chamar E. A. PFLUEGER COMPANY. De fabricante de anzol, a empresa expande-se e passa a fabricar todo tipo de tralha de pesca. Em 1916 a empresa lança sua primeira carertilha para baitcasting. Esta passa a se tornar um verdaderio benchmark para as indústrias de carretilhas de pesca.

Em 1920, a empresa lança a PFLUEGER PROGRESS, BULLDOG EDITION. 

Provavelmente, nenhuma outra Skeleton seja mais popular e cobiçada entre os colecionadores do que a Progress. A única excessão seja a Meisselbach Featherlight da primeira geração, já cometada aqui no blog.

Esta carretilha sem dúvida tinha a mesma alta qualidade das Meisselbach e fez parte da tralha de um grande número de pescadores e atualmente, colecionadores.

A Progress, assim como outras carretilhas, evoluiu e sofreu modificações. Algumas destas modificações podem gerar confusão ou suspeita de que a carretilha não seja original. Pelo menos para aqueles que estão iniciando uma coleção. Mudanças, no material utilizado - metal simples, níquel e alumínio foram alguns dos materiais utilizados nas diversas gerações da carretilha. As manivelas passaram de madeira para plástico e as cores das carretilhas podem variar bastante.

Um detalhe importante, só para citar um exmplo dessas alterações, é o pé da carretilha. Na primeira geração as barras de sustentação estavam expostas e a numeração da carretilha vinha estampada na parte inferior.  

Em modelos da segunda geração as barras foram colocadas na parte superior dos pés da carretilha.

Entretanto,em todos os modelos o logo do BULLDOG  foi mantido. O que dá um charme todo especial a estas carretilhas.

Em linhas gerais, o desenho da carretilha é muito semelhante ao de tantas outras, com o desenho do carretel em formato de gotas, seguindo uma linha bastante peculiar e característica da época.

Evidentemente que a Pflueger lançou diversas carretilhas. A mais famosa, talvez, seja a MEDALIST, da qual falarei em outra ocasião. 

Não menos importante, são a SALT-TROUT e a CAPTAIN. Estas serão objeto do próximo tópico.
Aguardem.

 Em 1966 a Pflueger foi comprada pela SHAKSPEARE COMPANY, da qual já comentamos algumas coisas aqui quando falamos da KALAMAZZO TACKLE COMPANY.